Case iFood: Logística Reversa de Mochilas de Delivery

107 ton

de mochilas recuperadas

36 ton

de mochilas recicladas ou remanufaturadas

4.430

novos produtos confeccionados

68 ton

de resíduos destinados à valorização energética

27

estados alcançados + Distrito Federal

ALCANÇAMOS A META DE ATERRO ZERO!

Você já parou para pensar para onde vão as bags que os entregadores utilizam e com o tempo ficam desgastadas e não servem mais para uso? A maior foodtech da América Latina sim! Em parceria com o GreeningHub, o iFood implementou em todo o país um projeto de Logística Reversa oferecendo um destino ambientalmente adequado a este resíduo, gerando energia e produzindo novos produtos a partir dele. Tudo isso para impedir que essas mochilas que já levaram a comida quentinha para a sua casa sejam descartadas de forma inadequada no ambiente.

RUMO A UMA ECONOMIA CIRCULAR

Com auxílio do software de gestão ambiental da GreenPlatfoi possívelrecuperar, controlar, rastrear e dar destinações ambientalmente adequadas a 100% das bags recolhidas em todo território nacional. 

Parte do desafio desse projeto de logística reversa é a busca por alternativas para a reinserção das mochilas usadas na cadeia produtiva, fechando o ciclo em uma economia circular. Uma das soluções encontradas foi a confecção de novos produtos como bolsas e sacolas com o resíduo têxtil e é nisso que se baseia o projeto “Já Fui Bag” do iFood. 

A história escondida do projeto "Já Fui Bag"

Para o planejamento e monitoramento desse projeto gigante, duas das empresas do nosso Hub estão envolvidas: Greening e GreenPlat.

Consultoria responsável pela estruturação do projeto, monitoramento contínuo de todas as frentes e busca pelas melhores alternativas de valorização do resíduo considerando cada uma das realidades encontradas em nosso país.

Além disso, é a gerenciadora de resíduos do GreeningHub, responsável por todas as coletas e destinações no projeto.

Plataforma online utilizada para a gestão dos resíduos e monitoramento da logística reversa. Por meio dela, o time do iFood pode acompanhar toda a movimentação de seus resíduos em todo o Brasil a partir de alguns cliques. A GreenPlat também auxilia o iFood no atendimento legal e no controle de documentação de seus fornecedores.

Quer entender melhor sobre o nosso trabalho? Entre em contato com o nosso time comercial e agende uma conversa: contato@greeninghub.com.br